Na próxima quarta-feira, 20, o Instituto Palavra Aberta e a Columbia Global Centers – Latin America, escritório da Universidade Colúmbia com sede em Nova York, firmarão uma parceria para ações de promoção e defesa a liberdade de expressão. O acordo será assinado no Rio de Janeiro, com a presença do diretor-executivo da Columbia Global Centers,Thomas Trebat, e da presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco.
A iniciativa será marcada com debates sobre o tema A importância da liberdade de expressão no desenvolvimento de uma nação, com diversos convidados das duas entidades. Entre as presenças confirmadas estão a do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito e a do presidente da Columbia University, Lee C. Bollinger, um dos maiores especialistas da primeira emenda constitucional norte-americana, que proíbe a criação de qualquer lei que impeça a liberdade de manifestação de pensamento.
Também estarão no encontro Nicholas Lemann, decano da Escola de Pós-Graduação em Jornalismo da Columbia University, além de Francisco Mesquita, vice-presidente da ANJ e presidente do Grupo Estado. A jornalista e membro do Conselho Consultivo do Instituto Palavra Aberta, Mônica Waldvogel participará como moderadora.
O protocolo de intenções entre as duas entidades prevê a promoção e a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas, seja editorial, noticiosa ou comercial. Cursos, simpósios, palestras, eventos, publicações e pesquisas são algumas das atividades previstas no acordo.
Universidade Colúmbia – Uma das oito instituições da Ivy League, grupo de oito universidades do nordeste dos Estados Unidos, do qual também fazem parte Harvard e Yale, a Universidade Colúmbia escolheu o Brasil para abrir o seu oitavo escritório. Sediado no Rio de Janeiro desde o ano passado, o Columbia Global Centers – Latin America tem como objetivo facilitar parcerias com outras universidades e instituições para incentivar pesquisas, promover cursos e intercâmbios de estudantes.
A universidade também está presente em Mumbai (Índia), Pequim (China), Istambul (Turquia), Nairóbi (Quênia), Amâ (Jordânia), Santiago (Chile) e Paris (França).
Assessoria de Comunicação da Abert