Na próxima terça-feira,14, o Instituto Palavra Aberta promove a 8ª edição da Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão. O evento acontece na Câmara dos Deputados, em Brasilia, e reunirá acadêmicos, parlamentares e profissionais da comunicação (confira aqui a programação).
Com o apoio da ABERT, ESPM, ANER, ANJ E ABAP, a conferencia terá como tema os "25 anos da Constituição Brasileira na Ótica da Liberdade de Expressão”.
A abertura contará com as participações dos presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Eduardo Alves e Renan Calheiros; da ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas; da presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco; do presidente da ESPM, José Roberto Whitaker Penteado e do vice-presidente do Conselho de Comunicação Social, Fernando Cesar Mesquita.
Haverá dois painéis. O primeiro contará a história da Constituição com o contexto da aprovação dos artigos referentes à liberdade de imprensa e de expressão, e o segundo, as grandes conquistas da Constituição e a Liberdade de Expressão hoje, debatendo os avanços nesses 25 anos, os desafios e as ameaças à liberdade de expressão nos dias atuais.
Estão confirmados o ministro aposentado do STF, Carlos Ayres Britto e o ex-ministro da Justiça, Nelson Jobim.
Também participam a jornalista da Globo News, Renata Lo Petre; o diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour; os deputados federais Jandira Feghali e Paulo Abi-Ackel e os senadores Pedro Taques e José Agripino.
Exposição
Para comemorar os 25 anos da Constituição brasileira, o Instituto Palavra Aberta realiza, desde o último dia 7, uma exposição com painéis de pintura e colagem, vídeos, fotos, jornais e revistas que abordam desde o período da censura até a promulgação da Constituição, em 1988. A exposição estará aberta ao público até o próximo dia 23 de maio na Câmara dos Deputados.
Assessoria de Comunicação da Abert