Notícias

    Instituto realiza debates sobre desenvolvimento, democracia e liberdade de expressão

    O Instituto Millenium realiza dois encontros no Rio de Janeiro para discutir democracia, liberdade de expressão e desenvolvimento. O primeiro, na terça-feira (15), será a palestra Liderança pública x Corrupção, com Luiz Felipe D’Ávila, diretor presidente do Centro de Liderança Pública, ONG dedicada ao desenvolvimento e à formação de líderes políticos. O segundo, na quarta-feira (16), reunirá acadêmicos e jornalistas em três painéis para refletir sobre Democracia & liberdade de expressão.
    ueber_interno
    Paulo Uebel
    A palestra Liderança Pública x Corrupção faz parte do ciclo de debates realizado em parceria com a Casa do Saber - Rio, sobre Ética, sustentabilidade, economia e política. Até 5 de julho e todas às terças-feiras, especialistas falarão sobre assuntos que fazem parte da agenda do desenvolvimento nos países, como sustentabilidade, reforma política e distribuição de renda. As palestras serão realizadas na Casa do Saber- Rio (Avenida Epitácio Pessoa, 1164), sempre das 11h às 20h.

    O encontro Liberdade em debate: Democracia & liberdade de expressão abordará os seguintes subtemas: Cultura da intervenção x Soberania popularLiberdade x Regulação; e Politicamente correto e liberdade de expressão.  Entre os debatedores estão o vice-presidente institucional e jurídico do Grupo RBS Paulo Tonet Camargo, o presidente da Comissão Especial de Direito do Estado da OAB/RJ, Gustavo Binenbojm, o jornalista Marcelo Tas, o articulista da revista Veja, Reinaldo Azevedo, e o PhD em Ciência Política e especialista do Instituto Millenium, Alexandre Barros.

    Um dos destaques do evento é o escritor americano David Harsanyi, que lançará seu livro O Estado babá. A obra trata sobre o prejuízo da intervenção dos governos às liberdades individuais.

    Segundo o presidente do Instituto Millenium, o evento discutirá temas contemporâneos como liberdade, informação, cultura, novas tecnologias e participação política.  “Líbia, Irã e Egito são exemplos claros do papel que a internet cumpre para ampliar as liberdades e melhorar a democracia. São exemplos clássicos de países que viviam - e ainda vivem -  sob regimes ditatoriais, sem liberdade de imprensa, e que com a internet foi possível mobilizar as pessoas para conseguir ser ouvidas dentro e fora deles”, afirma. Para Uebel, o Brasil desempenha papel importante ao condenar regimes que não respeitam os direitos humanos e a liberdade de expressão. “Acho que está havendo uma mudança na política externa brasileira”, avalia.


    SERVIÇO

    Dia 15/03
    Palestra Liderança pública x Corrupção, com Luiz Felipe D’Ávila, diretor presidente do Centro de Liderança Pública
    Horário: das 11h às 20h
    Endereço: Casa do Saber- Rio, na Avenida Epitácio Pessoa, 1164

    Dia 16/03
    Liberdade em debate: “Democracia & liberdade de expressão”
    Serão três painéis sobre os seguintes sub-temas: Cultura da intervenção x Soberania popular;  Liberdade X Regulação; e Politicamente correto e liberdade de expressão, além da palestra de abertura com David Harsanyi, autor do livro O Estado babá.
    Horário: das 8h30 às 18h 
    Endereço: Rio de Janeiro, Windsor Atlântica Hotel.

    Foto: Instituto Millenium

    Assessoria de Comunicação da Abert

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar