A globalização permite ultrapassar fronteiras e tornar as informações cada vez mais universais, principalmente através do meio digital. Mas os costumes da população ainda continuam muito regionalizados quando se trata de rádio. De acordo com pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, 83% dos ouvintes de rádio online ouvem emissoras locais.
O estudo também revelou que a consolidação da internet como nova plataforma é essencial para ampliar o consumo de rádio. Dos ouvintes online, 45% utilizam o notebook para escutar a programação, 45% ouvem por celular ou smartphone, 32% pelo desktop e 8% pelo tablet.
Oportunidade
A veiculação do rádio por meio da internet permite a interação com o ouvinte em diversos momentos do dia. Além de engajar a audiência, esse relacionamento por meio das novasplataformas permite estabelecer um vínculo ainda mais forte da rádio com o ouvinte.
“Quanto mais a mídia se expande, aumenta a complexidade e a necessidade de se acompanhar os hábitos e comportamentos do consumidor para antecipar as tendências e criar inovações que atendam às necessidades desse consumidor”, destaca a pesquisa da Kantar Ibope Media.
Todas as rádios em um só lugar
Em março de 2015, a Abert criou uma oportunidade inédita para as rádios brasileiras entrarem no meio digital. Para ajudar o meio a se perpetuar na medida em que se adapta às novas tecnologias, a Associação criou o projeto Mobilize-se, composto por três iniciativas: o integrador de rádios, os apps exclusivos para as emissoras e o Portal Mobilize-se Play.
O integrador Abert é um aplicativo que pode ser baixado em smartphones pelo qual o ouvinte pode escutar rádios de todo o Brasil. A rádio que entrar no Mobilize-se e solicitar o app exclusivo gratuito já passa automaticamente a fazer parte do integrador e do Portal Mobilize-se Play.
Inicialmente, 500 rádios seriam contempladas com os apps exclusivos. Com a alta procura, esse número passou de mil. Em pouco tempo, a quantidade de acessos ultrapassou a marca de 2,6 milhões apenas nos aplicativos das emissoras.
Para uma rádio desenvolver seu próprio aplicativo, os custos iniciais giram em torno de R$3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente. No Mobilize-se, a Abert cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar um salário mínimo por ano.
Para saber mais e cadastrar sua emissora, basta clicar aqui.