O Futurecom, um dos mais importantes eventos de telecomunicações, TI e internet do Brasil e da América Latina, teve a participação de representantes da ABERT e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que se reuniram em São Paulo, entre os dias 2 e 5 de outubro.
Na abertura, foi lançado o Plano Nacional de Internet das Coisas, anunciado pelo governo federal desde o fim do ano passado.
No painel “A Era da Experiência através da Democratização de Conteúdo e do Empreendedorismo”, os palestrantes destacaram que a convergência é um processo tecnológico e uma transformação cultural em que as empresas de mídia devem atender os novos hábitos de consumo da sociedade. A diretora do Youtube Maria Cerávolo ressaltou a parceria de sucesso que o Youtube mantém com o SBT.
Para o diretor de Assuntos Legais da ABERT, Cristiano Lobato Flores, a internet é uma ferramenta de convergência, adesão e complemento à distribuição de seu conteúdo, que tem como principal negócio a produção de programação de qualidade e sua transmissão pelo espectro radioelétrico, de forma livre, aberta e gratuita.
“A TV aberta, ao mesmo tempo que expande seu conteúdo às novas plataformas digitais, busca primordialmente inovar sua relação com os anseios da nova geração consumidora, atenta às inovações tecnológicas, como a busca da experiência pela melhor imagem, som, mobilidade, interatividade, qualidade de conteúdo e credibilidade da informação”, afirmou Flores.