No dia 25 de outubro, o sinal analógico de televisão será desligado em duas capitais e cidades vizinhas, na região Sudeste. No estado do Rio de Janeiro, a TV digital chegará à capital e em outros 18 municípios: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. Seis cidades do estado vizinho, Espírito Santo, também passarão pelo desligamento do sinal analógico: Vitória, Vila Velha, Viana, Serra, Cariacica e Guarapari.
Segundo dados do Ibope, 76% das residências já estão prontas para receber o sinal digital no Rio de Janeiro e 80% no Espírito Santo. Mas para que o desligamento aconteça na data prevista, pelo menos 90% dos domicílios devem estar adaptados para a chegada do sinal digital da TV aberta terrestre.
Para que a população dessas cidades não fique sem a programação da TV aberta, única a oferecer serviços, notícias e entretenimento gratuitos, várias iniciativas têm lembrado a importância de se preparar para a chegada do sinal digital. Nas praias do Rio de Janeiro, por exemplo, no último fim de semana, a divulgação veio “a jato”, com mensagens que passavam de hora em hora pela orla carioca.
Feirão Digital
Para facilitar a vida dos moradores, a Seja Digital, entidade responsável pela digitalização da TV em todo o país, em parceria com emissoras de TV e lojas de eletrônicos, realiza os Feirões Digitais. No Rio de Janeiro, o Feirão já aconteceu no Mercadão de Madureira, calçadão de Campo Grande e nos shoppings Grande Rio, São Gonçalo, Caxias e Bangu. A mobilização foi intensa para adquirir televisores, antenas e conversores digitais com desconto, aproveitar promoções exclusivas e retirar os kits gratuitos.
Patrulha Digital
Para ajudar na instalação do kit digital, alunos voluntários do Senai e de comunidades vizinhas são capacitados por técnicos e engenheiros da TV Globo, formando a Patrulha Digital. Na última semana, o Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, recebeu voluntários do complexo de favelas do Chapadão, que instalaram 40 kits digitais, com antenas, cabos e conversores. A TV digital foi bem recebida por aqueles que já estiveram do outro lado da TV analógica. O ator e roteirista Lafayete Galvão, morador do Retiro, falou sobre a evolução da TV. "Antigamente, se não tivesse uma boa antena aparecia um 'fantasma' ao meu lado na TV, uma sombra. Na TV digital, não tem esse problema", lembra ele.