Os investimentos em mídia no Brasil cresceram 7% em 2012, em relação ao ano interior, e alcançaram a marca de R$ 94,9 bilhões, de acordo com dados do Monitor Evolution do Ibope.
A televisão aberta, mais uma vez, foi o meio de comunicação que mais recebeu aporte publicitário – R$ 51, 2 bilhões – o que representa um crescimento de 11% em relação a 2011. Além disso, a TV continua sendo o meio de comunicação mais solicitado pelos anunciantes, com 54%.
Em seguida, aparece o jornal impresso, com 18%, num total de R$ 16,7 bilhões; TV por assinatura e revistas, com 8%, o que representa R$ 7,9 bilhões; internet, com 7% e um investimento publicitário de R$ 6,5 bilhões, e o rádio, com 4% e um total de R$ 4,2 bilhões investidos.
As áreas de comércio e varejo são os maiores anunciantes da mídia. Em 2012, investiram R$ 19,6 bilhões, o que representa 21% do total. Serviços ao consumidor, higiene pessoal e beleza aparecem em segundo lugar com 9%, e investimentos em torno de R$ 8 bilhões. Em seguida, aparece o setor de veículos, peças e assessórios com 8% de participação no mercado e investimentos de R$ 7,5 bilhões.
As Casas Bahia, Unilever e Caixa Econômica Federal foram as empresas que mais investiram na mídia no ano de 2012.
O levantamento do Ibope tem como base a tabela dos veículos, não considerando os possíveis descontos oferecidos por cada um deles. A cobertura, de abrangência nacional, envolve 38 mercados de TV aberta, 39 canais de TV por assinatura, oito mercados de rádio, 250 títulos de revista, 24 mercados de jornal — com 64 títulos, 30 mercados de outdoor, 11 mercados de cinema — com 564 salas, seis portais de internet e dez mercados com cinco exibidoras de mobiliário urbano.
Assessoria de Comunicação da Abert