O áudio tem se mostrado um poderoso aliado na redução do vício em redes sociais, frequentemente associado a problemas comportamentais, especialmente, entre os jovens. Um levantamento realizado pela plataforma Spotify, por meio do relatório Culture Next, revelou que 70% dos brasileiros da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) acreditam que ouvir músicas e podcasts pode ajudar a diminuir esse consumo excessivo.
Apesar de o estudo ter como foco os dois formatos de mídia, os resultados podem ser estendidos para o conteúdo de rádio, via streaming ou sob demanda.
Em diversos países, o rádio é responsável por uma parte significativa dos podcasts mais consumidos, guardando a característica de ser o companheiro de todas as horas.
Grande parte dos ouvintes busca o rádio para consumir música. Além disso, 92% dos entrevistados afirmaram incluir áudio em suas atividades diárias.
“Enquanto outras atividades online podem gerar sentimentos de solidão, músicas e podcasts são percebidos como meios para construir relações verdadeiras, tanto no ambiente virtual quanto na vida real”, destaca o relatório.
A pesquisa, realizada em julho deste ano, ouviu 500 jovens brasileiros com idades entre 15 e 24 anos. Em todo o mundo, mais de 7 mil jovens participaram do estudo em países como Austrália, Canadá, França, Índia, Japão, México, Reino Unido e Estados Unidos.