Liberdade de imprensa será tema de Assembleia Geral da AIR

Representantes de emissoras de rádio e televisão, empresários e profissionais do setor de radiodifusão das três Américas, da Ásia e Europa estarão reunidos de 6 a 11 de outubro na 44ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR).

Organizado pela Associação Panamenha de Radiodifusão, APR, o encontro será na Cidade do Panamá, como parte das comemorações do centenário do Canal do Panamá.

Presidida pelo brasileiro Alexandre Jobim, a AIR conta com 17 mil emissoras de rádio e televisão associadas. Durante a Assembleia Geral, realizada anualmente, são discutidos temas relacionados à liberdade de expressão, propriedade intelectual e questões técnicas.

Alexandre Jobim se mostra preocupado com relatórios apresentados recentemente que apontam um declínio na segurança dos jornalistas, além de formas diretas e indiretas de regulação de conteúdo.  “Devemos alertar a América Latina sobre a possibilidade de retrocesso na liberdade de expressão. Além das ameaças concretas aos profissionais de imprensa, existe uma repressão de forma mais sofisticada, como os projetos de lei para restringir a mídia e cercear essa liberdade”, afirma Jobim.