O sinal digital de televisão chegará ainda em março a mais de 150 cidades brasileiras.
Na próxima quarta-feira (14), o desligamento acontece em Porto Alegre e mais 107 cidades do Rio Grande do Sul. Nessa região, 5,7 milhões de habitantes serão beneficiados com um sinal de TV mais nítido e sem ruídos.
Duas semanas depois, no dia 28 , o sinal analógico será desligado em São Luís e outros 10 municípios do Maranhão, além de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto e cidades vizinhas, em São Paulo, favorecendo cerca de 3,3 milhões de moradores.
De acordo com portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o sinal analógico só pode ser desligado nas cidades que tenham, no mínimo, 90% dos domicílios preparados para receber o novo sinal.
Patrulha Digital e feirões digitais
A Seja Digital, entidade responsável pelo desligamento da TV analógica em todo o Brasil, continuará com as frentes de trabalho, com o agendamento e entrega dos kits digitais gratuitos às famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal, como, por exemplo, o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Luz para Todos. O agendamento e retirada podem ser feitos pelo número 147. A ligação é gratuita.
Os moradores que quiserem adquirir televisores e kits com antena, controle e conversor digital, com desconto, poderão participar dos feirões digitais, que acontecem em parceria com lojas de eletrônicos de várias regiões.
Também as equipes da Patrulha Digital, formadas por voluntários do Senai e profissionais de emissoras de TV locais, continuam percorrendo os bairros dos municípios com o caminhão da TV digital e visitando as casas para ajudar os moradores na instalação das antenas e conversores.