O sinal analógico de TV será desligado na próxima quarta-feira (17), em regiões importantes de São Paulo: em Campinas e outras 84 cidades próximas, e no Vale do Paraíba, com 19 municípios. Mais de 10,1 milhões de moradores serão beneficiados com o sinal digital.
O trabalho da Patrulha Digital, que capacita estudantes voluntários para auxiliar as famílias na instalação dos aparelhos e kits conversores, continua nas regiões onde o desligamento analógico está prestes a acontecer. Também os feirões digitais, que oferecem TVs e conversores a preços promocionais, continuam visitando as cidades e levam centenas de pessoas interessadas em trocar o aparelho ou adaptá-lo para receber o sinal digital.
Com o fim das transmissões analógicas, as famílias verão a programação da TV aberta com maior qualidade de som e imagem, sem chuviscos ou interferências, e o mais importante: sem pagar nada por isso. A TV digital é gratuita para toda a população, mas é preciso estar preparado para ter acesso ao novo sinal. Quem tem um aparelho antigo, de tubo, terá que trocá-lo ou comprar um adaptador. Em qualquer caso, será preciso instalar uma antena externa.
O governo federal afirma que ninguém ficará sem ver TV. Do total de 824.697 kits gratuitos, com cabos, antenas e conversor digital, destinados às famílias beneficiárias dos programas sociais do governo, 16% ainda serão entregues em Campinas e 24% em Vale do Paraíba e regiões metropolitanas.
No dia 31 de janeiro, está previsto um grande desligamento, envolvendo 12,7 milhões de moradores de cinco importantes regiões: Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ribeirão Preto e Franca, em São Paulo.
São 187 municípios, quase o total do que foi desligado até agora (202). Pesquisa a ser divulgada em 30 de janeiro vai apontar se os domicilios desses municípios alcançaram 90% de digitalização, condição mínima imposta pelo governo para poder desligar o sinal analógico.
Vídeos gratuitos da ABERT alertam sobre desligamento
A ABERT preparou uma série de vídeos sobre o desligamento da TV analógica para ajudar as emissoras a cumprir as determinações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e alertar a população sobre o processo que está por vir. As TVs podem veicular em sua programação cinco vídeos com download gratuito que explicam o que deve ser feito para que a TV aberta, única a oferecer ao telespectador notícias, serviços e entretenimentos gratuitos, tenha o sinal digital, com melhor qualidade de imagem e áudio (clique aqui para baixar).
As animações de 30 segundos cada esclarecem sobre a necessidade de adquirir um conversor digital, instalar a antena corretamente, e como as famílias que participam de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família ou o Minha Casa Minha Vida, podem receber um kit gratuito. Para obter mais informações, basta ligar para 0800 940 2104.