Aproximadamente 700 cidades, incluindo todas as capitais brasileiras, já têm exclusivamente o sinal digital de televisão. São mais de 115 milhões de pessoas assistindo à TV aberta e gratuita, com imagens sem interferências, mais nítidas e melhor qualidade de áudio.
Ainda em novembro, no dia 28, mais 620 cidades dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro terão o sinal analógico desligado. De acordo com o cronograma do governo federal, o Brasil fechará 2018 com 1.378 cidades recebendo apenas o sinal digital, beneficiando quase 130 milhões de brasileiros. As outras 4,2 mil cidades continuarão com sinal digital e analógico até 2023. Em todas as cidades onde o sinal analógico ainda será desligado os feirões digitais fazem sucesso, com a venda de conversores e TVs digitais a preços promocionais.
As famílias de baixa renda, cadastradas em programas sociais do governo federal, como por exemplo o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Luz para Todos, têm direito a receber gratuitamente o kit digital, composto por antena, conversor e cabos.