O acordo de cooperação foi oficializado em solenidade realizada em Brasília no Ministério das Comunicações, nesta terça-feira. O documento foi assinado pelo secretário-executivo do MiniCom, Cezar Alvarez; o subsecretário de Telecomunicações do Chile, Jorge Atton; e o conselheiro da ABC, Ricardo Peixoto. Participaram ainda o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o embaixador do Chile no Brasil, Jorge Montero Figueroa, e o secretário de Telecomunicações do MiniCom, Nelson Fujimoto.
Para o secretário de Telecomunicações do MiniCom, Nelson Fujimoto, a parceria é importante para que o Sistema Brasileiro de Televisão Digital tenha mais robustez e se torne internacionalmente conhecido. O secretário afirma que a idéia é criar uma escala para poder desenvolver o sistema e toda parte tecnológica, de indústria e de serviços que estão embutido no ISDB-T .
Projeto – A cooperação será desenvolvida durante dois anos e prevê atividades como cursos sobre transmissão e recepção de TV Digital, produção de conteúdos e fiscalização. O acordo também estabelece a realização de seminários específicos sobre o middleware Ginga, ferramenta que garante a interatividade na TV Digital, permitindo ao telespectador fazer compras, acessar saldos bancários e consultar dados por meio da televisão.
Assessoria de Comunicação da Abert