Portaria do Ministério das Comunicações publicada na sexta-feira (10) no Diário Oficial da União alterou cronograma do desligamento do sinal analógico da TV em algumas cidades de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com o texto, os municípios de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e São Lourenço da Serra, em São Paulo devem desligar o sinal analógico da Televisão até 15/05/2016.
Os municípios de Baldim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, em Minas Gerais, desligam o sinal analógico até o dia 29/06/2016.
A Portaria alterou para 28/08/2016 o prazo do desligamento do sinal analógico nas cidades Abadiânia e Alexânia, em Goiás, que anteriormente estava previsto para abril de 2016. As duas cidades se juntam aos municípios de Americano do Brasil, Anápolis, Anicuns, Araçu, Avelinópolis, Campestre de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Cezarina, Goianira, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza e Santa Bárbara de Goiás, todos em Goiás.
Já os municípios de Itaguaí, Japeri, Queimados, Seropédica, no Rio de Janeiro devem desligar o sinal analógico até o dia 27/11/2016. A Portaria excluiu o município de de Cachoeiras de Macacu (RJ), ainda sem data prevista.
De acordo com o gestor do Projeto de Implantação da Televisão Digital, William Zambelli, a mudança aconteceu para atender parâmetros técnicos e evitar interferências no sinal digital após o desligamento. Novos estudos já estão em andamento e têm como alvo as regiões que passarão pelo processo em 2017 e 2018.
O cronograma prevê ainda que apenas dois municípios terão o desligamento adiado para 2018. A lista completa pode ser acessada aqui.
Com informações do Ministério das Comunicações