A associação das emissoras de rádio e de TV de São Paulo, a AESP, recebeu autorização do Ministério das Comunicações para realizar testes nos canais 5 e 6 de televisão em cidades do estado. O objetivo é examinar a viabilidade do uso desses canais para o Rádio AM.
Os canais 5 e 6 de televisão estão localizados entre a faixa de 76 MHz e 88 MHz de VHF e, quando forem desocupados com o término da transição do sinal analógico para o digital de TV, poderão permitir a migração e, posteriormente, a digitalização das emissoras de ondas médias.
No ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações apresentou um estudo que demonstra a viabilidade técnica da migração em Santa Catarina. Como São Paulo abriga atualmente o maior mercado de emissoras de ondas médias, os testes dirigidos pela entidade estadual fornecerão maior subsídio à ideia.
No ano passado, a ABERT e as associações estaduais se manifestaram favoráveis a esse modelo por acreditarem que, por enquanto, este é melhor caminho para a digitalização do rádio AM. O Ministério das Comunicações também já se posicionou favorável a destinação desses canais.
De acordo com a AESP, em breve será divulgado o cronograma e os locais onde os testes serão conduzidos.
Assessoria de Comunicação da Abert