A Rádio 98.1 FM, de Unaí (MG), viu a receita aumentar, após aderir ao aplicativo exclusivo oferecido pelo projeto MobiAbert, há um ano. Paulo Otávio Furtado, diretor comercial e artístico da emissora, conta que, apesar de ainda não usarem a publicidade no app, conquistaram novos anunciantes.
“Ainda não rentabilizamos diretamente pelo app, mas indiretamente sim. Vemos uma interação maior do público na rua, tanto jovens quanto mais velhos, então geramos uma renda a mais. Hoje, a rádio tem mais anunciantes e pode cobrar um valor maior porque está mais conectada e próxima da sociedade. Uma coisa impacta na outra”, destaca Furtado.
O diretor comercial afirma que as novas tecnologias contribuíram para o crescimento da emissora. A 98.1 já conta com ouvintes em outros estados e, até mesmo, outros países.
“Depois que as mídias digitais surgiram, nos favoreceu bastante, ao contrário do que muitos pensam. Conseguimos atingir todas as faixas etárias, classes e gêneros por meio da interação com o digital. Se a pessoa não pode ter um celular, pode acompanhar a programação por meio do radinho na fazenda, por exemplo. E se tem um celular, pode acompanhar por meio do app na cidade. Então, agregou bastante”, conta.
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Este mês, a rádio já contabilizou 62 mil plays pelo aplicativo, quase a população da cidade mineira, de cerca de 70 mil habitantes.
De acordo com Geraldo Silva, diretor de produção da 98.1 FM, a emissora costuma fazer promoções, sorteios e publicações em outras redes sociais e na programação para atrair os ouvintes para o app.
“Tentamos alinhar o máximo rede social, apps e a rádio. Lançamos uma promoção na rádio sempre conectada com o aplicativo. Para participar da promoção, o internauta tem que ouvir a rádio, se orientar pela dica do locutor e somar com a dica que está exclusivamente no app, só assim ele vai conseguir o brinde. Com isso, dia após dia, o número de downloads aumenta”, conta Silva.
O diretor de produção afirma ainda que o aplicativo ajudou a rádio a melhorar a programação.
“Na internet o ouvinte é mais exigente. Ele participa mais, pede música com mais frequência, cobra mais da rádio, quer tudo mais rápido. Após o app, conseguimos identificar e resolver algumas falhas que tínhamos na programação e não detectávamos. Então o ouvinte que antes reclamava algumas coisas da programação, agora passou a elogiar”, conclui.