A ABERT estima que, entre 2013 e 2015, o número de rádios com aplicativo exclusivo mais que dobrou: passou de 1.300 para 2.700. O aumento de quase 110% foi, em grande parte, resultado do esforço dos radiodifusores em parceria com o Mobilize-se, projeto criado pela associação após perceber a tendência mundial de adaptação das mídias tradicionais às mídias digitais.
Porém, para atingir as 4.600 rádios existentes no Brasil, a ABERT percebeu que o streaming de áudio é um fator essencial, que muitas vezes dificulta as emissoras a adquirirem seu próprio aplicativo.
As rádios deixam de adquirir o streaming por diversos motivos, como o alto custo cobrado pelas empresas, falta de pessoal preparado para trabalhar com o serviço dentro da própria emissora e, até mesmo, qualidade ruim dos streamings já existentes.
Agora a associação estuda disponibilizar o serviço para os associados por apenas R$15 por mês. O streaming da ABERT seria padrão, com boa qualidade e todas as rádios poderiam disponibilizá-lo em aplicativos, sites e integradores, sem limite de ouvintes simultâneos. A ação solucionaria, em grande parte, o problema de conectividade com a programação das emissoras.
Mobilize-se
A veiculação do rádio por meio da internet permite a interação com o ouvinte em diversos momentos do dia. Além de engajar a audiência, esse relacionamento através das novas plataformas permite estabelecer um vínculo ainda mais forte da rádio com o ouvinte.
Em março de 2015, a ABERT lançou uma oportunidade inédita para as rádios brasileiras entrarem no ambiente digital. Para ajudar o meio a se perpetuar na medida em que se adapta às novas tecnologias, a associação criou o projeto Mobilize-se, composto por três iniciativas: o integrador de rádios, os apps exclusivos para as emissoras e o Portal Mobilize-se PLAY.
O integrador ABERT é um aplicativo que pode ser baixado em smartphones pelo qual o ouvinte pode escutar rádios de todo o Brasil. A rádio que entrar no Mobilize-se e solicitar o app exclusivo gratuito já passa automaticamente a fazer parte do integrador e do Portal Mobilize-se PLAY.
Inicialmente, 500 rádios seriam contempladas com os apps exclusivos. Com a alta procura, esse número passou de mil. Em pouco tempo, a quantidade de acessos nos aplicativos das emissoras ultrapassou a marca de 4,5 milhões.
Para uma rádio desenvolver seu próprio aplicativo, os custos iniciais giram em torno de R$3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente. No Mobilize-se, a ABERT cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar um salário mínimo por ano.
Para saber mais e cadastrar sua emissora, basta clicar aqui ou ligar para 0800 940 2104.