O final de julho e início de agosto tiveram destaque para o Mobilize-se, projeto criado pela ABERT para adaptar as rádios ao ambiente virtual. Em menos de um mês, os aplicativos exclusivos das emissoras passaram de 7 para 9 milhões de acessos.
O aumento comprova que, cada vez mais, os ouvintes acompanham o rádio pela internet, seja por smartphone ou computador. Apesar da interação da mídia tradicional com as novas plataformas ser um grande desafio para os radiodifusores, ampliar as formas de veicular a programação para as novas mídias é um grande passo para quem quer se destacar ainda mais no mercado.
Estudos comprovam
A pesquisa 16th Global E&M Outlook 2015-2019, que analisa os gastos do consumidor e do anunciante em segmentos de entretenimento e mídia, mostra que os serviços de streaming ganham cada vez mais espaço e as “empresas que se adaptam mais rapidamente conseguem conquistar a confiança do consumidor”.
Outro dado mostra que o acesso à internet deve mais que dobrar nos próximos cinco anos e o Brasil, em 2014, já era o 8º país do mundo da lista. A publicidade nesse meio também deve aumentar no país: o gasto esperado com divulgação na internet em 2019 é de US$ 3,4 bilhões. Um crescimento médio de 15,5% ao ano.
Mobilize-se!