Há mais de 30 anos no rádio, José Saliba, diretor-proprietário da Rádio Globo AM 1550, não perdeu tempo quando viu uma oportunidade de utilizar as novas tecnologias a seu favor. Saliba inscreveu sua emissora no Mobilize-se ainda no início do projeto, há oito meses, e hoje colhe os frutos do investimento.
“Você pode ver pelos acessos que a relação com o ouvinte melhorou muito. A interação deu uma certa credibilidade para nós”, afirma o dono da rádio que hoje ocupa o primeiro lugar no ranking das emissoras com maior interatividade do Projeto Mobilize-se: são 40.883 cliques no botão “play” desde outubro deste ano.
A chegada das novas tecnologias, como internet, smartphones e tablets, nem sempre é vista com bons olhos pelas mídias tradicionais. Para Saliba, no início, não foi diferente: “A princípio nós ficamos assustados com a internet, mas logo percebemos que na verdade ela veio para ajudar. Agora de qualquer lugar você pode escutar a rádio e ficar informado. É só ter a internet e o celular”, disse.
A Rádio Globo AM 1550 participa do integrador Abert e possui, também, o aplicativo exclusivo da emissora feito inteiramente pelo Mobilize-se. Com o aumento da audiência, a rádio chegou a aumentar o streaming para evitar a queda do sinal.
Saliba acredita que o grande segredo é a interação com o ouvinte. “O sucesso do rádio é fazer com que as pessoas se comuniquem, falem, se expressem e participem”, afirmou.
Mobilize-se
Adequar a rádio para melhorar a interação com a audiência é mais simples do que se pode imaginar.
O Mobilize-se está disponível à participação de todas as rádios do Brasil. Por meio do projeto, a emissora pode fazer parte do integrador Abert Mobilize-se, que hoje reúne cerca de mil rádios de todo o país, ter seu próprio aplicativo exclusivo desenvolvido inteiramente pelo projeto e participar do Portal Mobilize-se Play, uma página na internet que reúne todas as rádios do integrador como uma rede social: os ouvintes podem ouvir e favoritar as rádios que mais gostam.
A Abert cobre todos os custos iniciais do aplicativo personalizado e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar um salário mínimo por ano. Caso a rádio queira montar um app, apenas os custos iniciais giram em torno de R$3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente.
Faltam apenas cem rádios para a Abert atingir a meta de mil aplicativos exclusivos disponibilizados gratuitamente. Inscreva sua rádio no projeto em www.mobilize-se.net.br ou pelo 0800 940 2104.