Em pesquisa realizada pela Abert, foi constatado que apenas 1.300 das 4.700 rádios existentes no país tinham aplicativos para iOS e Android. Em um mundo cada vez mais conectado, a Abert viu a necessidade de criar oportunidades para que cada vez mais rádios se adaptem às demandas da sociedade atual. Assim, nasceu o Projeto Mobilize-se.
Baixo custo para a rádio
Por meio do integrador Abert, aplicativo que reúne as emissoras cadastradas - atualmente em torno de 850 -, o ouvinte pode fazer uma busca rápida da rádio de sua preferência por gênero, estado, cidade, região e geolocalização. Ao se cadastrar no Mobilize-se, a emissora pode ainda solicitar o app exclusivo e gratuito.
Para uma rádio desenvolver seu próprio aplicativo, os custos iniciais giram em torno de R$3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente. No Mobilize-se, a Abert cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Apenas o segundo semestre deve ser pago pela emissora, totalizando um salário mínimo por ano.
Estudos comprovam
Um estudo realizado entre 2011 e 2015 mostrou que o acesso dos brasileiros à internet pelo celular triplicou. No início da década, os usuários representavam apenas 15%. Em 2015, os internautas chegaram a 47% da população, o que representa 81,5 milhões de pessoas com 10 anos ou mais.
Esses dados foram divulgados pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI) e confirmam a demanda de conectar emissora e ouvinte, proposta do Mobilize-se.
Inscreva-se
Quase mil emissoras de todo país já fazem parte do integrador. Quer atualizar sua rádio? Inscreva-se no projeto em www.mobilize-se.net.br ou pelo número 0800 940 2104.