No último final de semana, moradores de Ceilândia e Taguatinga (DF) receberam a visita de alunos voluntários do SENAI, engenheiros e técnicos para ajudar na instalação de antenas e conversores de TV digital.
Cerca de 20 alunos foram treinados pela equipe de engenharia da TV Globo e do SENAI e selecionados para participar da Patrulha Digital.
“Eles ainda não sintonizaram o televisor, então a ideia foi tirar as dúvidas da população”, disse Tiago Cunha, engenheiro da TV Globo. Ele conta que muitos moradores já tinham tudo pronto para receber o sinal digital, mas continuavam assistindo a TV analógica por problemas simples, como antenas para o lado contrário à torre digital e falta de conversor ou antena UHF.
Pelo menos 50 casas foram visitadas e mais de mil jovens foram qualificados para trabalhar na mudança do sinal por meio de estudos teóricos e práticos, realizados nos dias 19 e 20 de maio.
Enquanto a Patrulha Digital saia às ruas, houve agendamento, na sede do SENAI de Taguatinga, para beneficiários de programas sociais do Governo Federal. Apenas no DF são 212 mil beneficiários cadastrados. A entrega dos kits começa no dia 2 de junho.
No total, 370 mil conversores serão distribuídos gratuitamente para famílias de baixa renda em Brasília e nas nove cidades do entorno: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Para as famílias que não recebem o benefício do governo, é possível encontrar oconversor digital à venda, com preços que variam entre R$100 e R$200.
Para obter mais informações ou agendar a retirada do kit de conversor digital, ligue 147 ou acesse www.sejadigital.com.br.