A partir de amanhã (27), os moradores de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, poderão participar do projeto Jornalismo em Movimento, que ajuda a população a identificar e combater as notícias falsas. Um caminhão estará na Praça da Matriz, onde ficará até o dia 2 de dezembro, conscientizando o público, de forma lúdica, sobre os riscos das chamadas fake news.
A participação no projeto, que tem o apoio da ABERT, é gratuita. Os visitantes receberão exemplos de como uma notícia com informações falsas se espalha e suas consequências. Segundo o criador do projeto, Leandro Siqueira, o conteúdo apresentado no projeto estimula o senso crítico da população.
“O objetivo desta ação é aumentar o engajamento na sociedade sobre o combate às fake news. Também teremos quizzes gamificados e um "Escape Room", jogo em que os participantes tentam escapar de uma sala respondendo a enigmas jornalísticos”, diz.
O projeto receberá também a equipe de um canal de tecnologia para bate-papo sobre correntes falsas que circulam na internet e segurança digital.
Na quarta-feira (28), o programa “BandNews no Meio do Dia” será transmitido diretamente do local. O advogado do Procon-SBC, Victor Paulo Raimundo, abordará os mitos e verdades sobre finanças e os cuidados que as pessoas devem ter ao comprar produtos ou contratar serviços.
O Jornalismo em Movimento já passou por Guarulhos e Taboão da Serra, também em São Paulo. Após São Bernardo do Campo, será a vez de os moradores de São Paulo conhecerem o projeto. O caminhão estará no Largo da Batata, entre os dias 4 e 16 de dezembro.