Os moradores de mais de 90 cidades das regiões Norte e Nordeste já estão se preparando para a chegada do sinal digital de TV, prevista para os primeiros segundos de 31 de maio.Somente no último fim de semana, o Feirão Digital, que oferece antenas, conversores e aparelhos de televisão com preços e condições especiais, vendeu mais de 20 mil itens em Aracaju (SE).
O diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, ressalta a importância dos feirões digitais no processo da chegada do novo sinal. “Todos os feirões estão registrando recorde de vendas de televisores, kits e também na distribuição dos equipamentos aos beneficiários dos programas sociais. As cidades também já estão no clima da Copa e isso ajuda ainda mais na aquisição de novos aparelhos” comemora Dias.
Cerca de 12 milhões de pessoas de Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Teresina (PI), Manaus (AM), Belém (PA) e cidades vizinhas, deverão receber o sinal digital de televisão aberta, com imagens e áudio de melhor qualidade e livre de interferências.Para o fim das transmissões analógicas, uma pesquisa a ser divulgada nos próximos dias confirmará se pelo menos 90% dos domicílios estão preparados para receber o novo sinal.
O índice está determinado na portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).Desde o início do processo, em março de 2016, cerca de 85 milhões de brasileiros já contam com a TV digital. Pelo cronograma do MCTIC, até o final de 2018, mais de 125 milhões de pessoas serão beneficiadas com o novo sinal.
Para auxiliar o processo de digitalização e não deixar nenhum brasileiro sem o sinal da TV aberta, alunos voluntários do SENAI, que fazem parte da Patrulha Digital, estão percorrendo todas as localidades, auxiliando os moradores na instalação do conversor e sintonização do canal digital.
Paraibanos devem retirar kit digital
Pouco menos de um mês para o fim das transmissões analógicas de TV, os beneficiários dos programas sociais do governo federal de João Pessoa e mais 11 cidades da Paraíba devem agendar e retirar o kit digital de TV.Têm direito aos kits, compostos por conversores e antenas, as famílias atendidas que estão no Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, que não têm aparelhos de TV que captem o sinal digital. Dos 175 mil equipamentos previstos para entrega, mais de 40 mil ainda não foram retirados. O agendamento pode ser feito pelo telefone 147 ou pelo site:www.sejadigital.com.br