O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa também será lembrado pelo Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional, durante seminário sobre Violência contra Profissionais de Comunicação, que acontece na segunda-feira (7).
O presidente da ABERT Paulo Tonet Camargo apresentará os números do relatório da ABERT sobre Violações à Liberdade de Expressão, com dados de 2017, e parciais de 2018.Somente este ano, já foram registrados mais de 50 casos de ataques a profissionais e veículos de comunicação.
Dois jornalistas foram assassinados por motivos relacionados ao exercício da profissão.Também participarão do seminário o presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT), Guliver Leão; a representante da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ana Dubeux e a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José Braga.
Na terça-feira (8), também em Brasília, acontece a 12ª edição da Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados.
Com o tema “A importância da Educação Midiática na formação da cidadania e no combate às notícias falsas”, o evento contará com a presença do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), do secretário de Comunicação Social da Câmara Márcio Marinho (PRB-BA), da senadora Ana Amélia (PP-RS) e de outros parlamentares.Promovido pelo Instituo Palavra Aberta, a Conferência Legislativa tem o apoio da ABERT, ANER, ANJ, ABAP e ESPM. As inscrições estão abertas no site: http://www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento?id=52418