Após quase 10 anos na direção geral da ABERT, o economista paranaense Luis Roberto Antonik deixa a entidade, para se dedicar, exclusivamente, à carreira de professor universitário de matemática e finanças.
Para o cargo, foi confirmado o advogado e ex-diretor de Assuntos Legais da ABERT, Cristiano Lobato Flores. Mestre em Direito das Empresas pela Universidade de Coimbra, em Portugal, Flores é integrante dos conselhos de ética do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e do CENP (Conselho Executivo de Normas-Padrão), além de membro do GIRED (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV).
Antes da confirmação no cargo, Flores desempenhou as funções deixadas por Antonik, por um período de transição de 8 meses. À frente da diretoria geral da ABERT, ele garante a continuidade da gestão e destaca os desafios do setor.
“A ABERT sempre cumpriu com excelência a sua missão institucional de defesa intransigente da radiodifusão brasileira e da liberdade de expressão. Daremos seguimento à nossa agenda estratégica, aprovada por nosso Conselho, com foco naqueles temas e processos de inovação que dizem respeito à competitividade da radiodifusão no atual ambiente de convergência tecnológica”.
Com a saída da ABERT, Antonik deixa também a vaga que ocupava no Conselho Diretor da Associação. “Levo da ABERT o carinho de grandes amigos e a oportunidade de aprendizado. Foi e é muito gratificante acompanhar a profissionalização do rádio e ver que projetos que estão mudando a vida da população brasileira, como a migração AM/FM e a digitalização da TV, são hoje considerados cases de sucesso mundial”, avalia Antonik.
Doutor em Business Administration pela Florida Christian University de Orlando (EUA), mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP), da Fundação Getúlio Vargas, e graduado em Geografia, Ciências Econômicas e Administração, Luis Roberto Antonik é ainda autor de 14 livros nas áreas de finanças, matemática e filosofia.
Antes de chegar à ABERT, em maio de 2009, Antonik ocupou, por 32 anos, importantes cargos em empresas de telefonia fixa, móvel, satélite e TV paga.
Em discurso na abertura do 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, anunciou a mudança.
“Agradeço ao meu amigo Luis Roberto Antonik, que até aqui foi um companheiro de todos os dias e de todas as horas na diretoria geral, e terá minha perene gratidão por seu brilhante trabalho e por sua lealdade. Ao jovem doutor Cristiano Lobato Flores, que sucede Antonik na diretoria geral, e que já revela grande e reconhecido talento, meus agradecimentos, e espero contar com seu trabalho para enfrentar o que nos vem pela frente”, afirmou Tonet.
FOTO: Cristiano Lobato Flores assume diretoria geral da ABERT