A publicidade movimentou R$ 16,6 bilhões em compra de mídia em 2017 no Brasil. Os dados são do Cenp-Meios, novo indicador de investimento publicitário, que teve como base as 75 maiores agências de publicidade do país, certificadas pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp).
De acordo com o próprio Cenp, os números representam mais de 60% do total do bolo publicitário brasileiro. A TV aberta atraiu a maior parte da verba destinada à compra de espaço publicitário, absorvendo 58,3% do valor no período. Além da divisão do investimento por veículos, o Cenp-Meios mostra ainda o destino do dinheiro por região do Brasil. As veiculações nacionais ficaram com 58% do total e as focadas no Sudeste, com 29%.
“O investimento publicitário é forte impulsionador da economia e proporciona condições ideais para a plena vigência da liberdade de imprensa, pilar da democracia”, afirma Caio Barsotti, presidente do Cenp.
Veja a pesquisa completa em http://www.cenp.com.br/cenp-meios#agencias