“O varejo físico entrega a experiência e o relacionamento entre as pessoas, mas o digital entrega a conveniência. Os dois vão caminhar juntos no pós-pandemia”. A avaliação é da diretora-executiva do Grupo Bittencourt, Lyana Bittencourt, convidada pelo AESP Talks, para debater o novo mercado e a velocidade imposta às empresas
pós-pandemia.
No encontro online promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do São Paulo (AESP), na terça-feira (9), Lyana afirmou que o mercado busca um capitalismo mais consciente e próximo do consumidor, cada vez mais engajado com as causas. “Os consumidores buscam as marcas que apoiam e influenciam a comunidade na qual estão inseridos”.
Para a executiva, as empresas que ainda não entraram no meio digital precisam estar nesse ambiente o quanto antes, e mesmo as pequenas empresas conseguem investir na digitalização com baixo custo. “A experiência da digitalização não vai retroceder. Acredito muito na união e convergência das suas frentes”.
Segundo Lyana, a tendência agora é o life commerce, que oferece diversos recursos para melhorar a experiência dos usuários e alavancar resultados. “Hoje, se o seu negócio vende apenas um produto, sua empresa já está ultrapassada. Você precisa ir além e oferecer solução para seu cliente. Para isso, você pode, por exemplo, desenvolver parcerias estratégicas com outras empresas para oferecer soluções cada vez mais completas, mesmo que não sejam entregues diretamente por sua equipe”.
Muito além do produto ou serviço e da tecnologia oferecida, os consumidores compram a história da marca e os propósitos que a empresas apoiam e compartilham. ‘Conexão emocional, comunicação empática e uma relação de preocupação com o consumidor é o que realmente muda o jogo da relação”, ressaltou.
O encontro online teve a mediação do presidente da AESP, Rodrigo Neves.