O congresso de radiodifusão Fala Norte/Nordeste 2017, que acontece entre 4 e 6 de setembro, em Fortaleza (CE), vai começar diferente: o mutirão da migração de rádios AM para FM do Ceará irá abrir o evento. Até agora, nove emissoras do estado estão confirmadas para assinar os termos aditivos de adaptação das outorgas numa solenidade que vai reunir o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, e a presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), Carmen Lúcia Dummar.
O Fala Norte/Nordeste terá como tema “Inteligência Criativa para Geração de Negócios da Comunicação” e contará com a participação de publicitários, engenheiros e profissionais de rádio e TV.
A ABERT participará debatendo os aspectos legais da migração do rádio AM/FM, a digitalização da TV, as novidades do projeto MobiAbert e o combate às notícias falsas. Representantes da Anatel e do MCTIC também participarão dos painéis.
Na Feira da Indústria da Radiodifusão, dezenas de empresas vão expor novos equipamentos, produtos e serviços para o setor.
Já o 3º Prêmio Aboio de Comunicação será entregue às melhores peças de criação, produção e veiculação nas categorias jingle, spot, VT e campanha.
Para saber mais sobre o Fala Norte/Nordeste, acesse falanortenordeste.com.br
MIGRAÇÃO AM/FM NO PAÍS
Quase 600 emissoras já assinaram os termos aditivos em todo Brasil. O mutirão AM/FM já passou por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, São Paulo e Paraíba.
Em setembro, o mutirão passará por Manaus (AM), no dia 15, e Belém (PA), no dia 29.
As emissoras que migraram para FM têm 180 dias para devolver o canal AM. O MCTIC vem realizando uma maratona pelo país para finalizar a primeira fase do processo até 17 de dezembro deste ano. Das 1.781 emissoras de rádio AM existentes no país, 1.440 solicitaram a mudança e 1.006 já foram contempladas com o canal na faixa de FM.
Para mais informações sobre o mutirão, envie email para jurí