Quase 91,5 mil pessoas participaram da NABSHOW 2019, mantendo a tradição de maior feira mundial de equipamentos e serviços para as áreas de tecnologia, rádio, TV e entretenimento. O evento aconteceu entre os dias 6 e 11 de abril, em Las Vegas (EUA).
Apesar de o público presente em 2019 ter sido um pouco menor que em 2018, o vice-presidente executivo de Comunicações da NAB, Dennis Wharton, comemorou o sucesso da feira. “Mais uma vez, a NABSHOW é a principal vitrine das inovações que estão remodelando o mundo da mídia, entretenimento e tecnologia”, afirmou.
De acordo com levantamento da NAB (National Association of Broadcasters), 160 países enviaram delegações.
Brasileiros marcam presença
O Brasil manteve sua participação, representando uma das maiores delegações presentes.
Durante o Café da Manhã da Radiodifusão Brasileira, oferecido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), mais de 140 radiodifusores brasileiros marcaram presença no encontro, compartilhando experiências com o vice-presidente do Departamento de Tecnologia e administrador do Comitê de Rádio da NAB, David Layer, que apresentou as novidades norte-americanas para o setor.
Layer destacou as mudanças no comportamento do ouvinte americano e apontou a combinação entre rádio híbrido – com recepção do sinal pelo ar, de AM, FM, analógico e digital, e uso da internet para outros dados, como detalhes da programação – e rádio digital como um caminho promissor para o meio.
Veículos conectados
A tecnologia destacada por Layer está embarcada em veículos automotivos conectados e autônomos, que foram apresentados ao público na NABSHOW.
Na exposição, foi possível acompanhar as demonstrações das possibilidades criadas pelo novo sistema de mídia, como o desenvolvimento de conteúdo, oportunidades de consumo, entrega e monetização relacionadas aos veículos conectados.
Pavilhão Brasil
Também o Pavilhão Brasil, que pela 12ª vez participou da NABSHOW, contou com a presença de 12 empresas nacionais. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (APEX-Brasil) e pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares no Vale da Eletrônica (Sindvel), o Pavilhão Brasil fechou negócios na ordem de U$ 696 mil, com expectativa de U$ 3,284 milhões de novos negócios para os próximos meses.