A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão condena os atos de hostilidade e intimidação por parte de alunos da Universidade Federal de Uberlândia, do Campus do Pontal em Ituiutaba (MG), que impediram a equipe da TV Integração de realizar uma entrevista sobre erosão com a professora de Geografia Kátia Pereira.
A equipe afirma ter sido vítima de uma emboscada dos alunos da universidade, já que a pauta havia sido previamente marcada. Quando o repórter Maurício Fabiano e o repórter cinematográfico Edson Santos chegaram para a entrevista, foram surpreendidos por cerca de 40 alunos que protestavam contra a emissora. Em seguida, os jornalistas foram expulsos das dependências do campus. Gritando palavras de ordem, os alunos gravaram, com celulares, todo o ato que terminou com a expulsão da equipe.
Qualquer tentativa de impedir que profissionais da imprensa exerçam seu trabalho deve ser condenada em respeito à liberdade de expressão e ao direito da sociedade à informação.
A ABERT pede a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis.
DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente
A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas.