Após quatro meses de enfrentamento à COVID-19, novas tendências surgiram no mercado de comunicação. As soluções criadas pelo segmento foram tema da AGERT Live, realizada na quinta-feira (6) pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão.
Os escalados para realizar o debate foram o CEO da Rede Jovem Pan, Roberto Araújo, o sócio e diretor da Escala + City, Martin Haag, e o diretor de Marketing da Vinícola Aurora, Rodrigo Valério. Quem mediou o encontro virtual foi o publicitário e consultor Luciano Costa.
Abrindo o encontro, Araújo afirmou que a pandemia acelerou as mudanças e é preciso reavaliar as estratégias empresariais adotadas a cada dez dias. “Uma das medidas imediatas tomadas pela rede foi abrir o sinal de suas emissoras a toda e qualquer rádio do Brasil, com o propósito de disseminar informação verificada às pequenas empresas que não tinham condições de produzir”, relatou.
Ao receber uma pesquisa sobre os altos índices de depressão durante o isolamento social, a Jovem Pan colocou no ar um programa realizado durante as madrugadas, com microfones abertos, para trocar experiências sobre o distanciamento social.
Durante sua participação, Haag enumerou mudanças recentes no comportamento dos consumidores. Dentre elas, destacam-se a compra de produtos que são antigos objetos de desejo, a tendência a realizar serviços que antes eram delegados, a preocupação com a história e o modo de produção dos itens consumidos, e ainda uma dominação digital.
“Coisas que perderam importância nesse período abriram espaço para outras. A pandemia trouxe clareza de que opções que ninguém estava adotando podem vir para cima da mesa”, defendeu.
Representante da vinícola Aurora, Rodrigo Valério afirmou que o isolamento social impactou fortemente o setor: o consumo cresceu quase 72% em comparação com o mesmo período do ano de passado. Diante da necessidade de ficar em casa e dos preços cobrados pela bebida em restaurantes, o consumo aumentou nos supermercados.
Ao perceber as novas tendências, a empresa direcionou as vendas para redes de varejo e para o e-comerce. Outras saídas inusitadas para promover o setor foram a criação de um jogo para aplicativo e de uma visita em 3D à sede da empresa. “É importante agir com rapidez, investir em ferramentas de metrificação dos resultados de comunicação, divulgar propósitos com clareza, agregar segurança ao ambiente digital e se adaptar ao universo virtual”, aconselhou.