Além dos tradicionais aparelhos analógicos, o brasileiro também gosta de ouvir a sua emissora favorita pelos meios digitais. Pesquisa da Nextdial revela dados sobre a audiência e o consumo de 95 emissoras de rádio com presença em 5 tipos de dispositivos: smartphone, computador, videogame, smart speaker e smart TV.
O estudo considerou o alcance de ouvintes únicos e o tempo médio direto do servidor de streaming das emissoras assinantes da tecnologia Nextdial Intelligence.
No dia 21 de março, quatro dias após o início do distanciamento social imposto pela COVID-19, por exemplo, houve um aumento do consumo, o que poderia estar associado ao isolamento social, mas o estudo mostra que a audiência se manteve estável durante esse período.
Para a elaboração do estudo NextOnDial 20-Q1, que compara o primeiro trimestre de 2020 com o quarto trimestre de 2019, foram coletadas a data e hora de início do impacto; data e hora de término do impacto; o tempo total contabilizado pelo servidor de streaming; o IP do ouvinte; e os identificadores de ouvintes de aplicação (site ou aplicativo que o ouvinte usou) gerados pela Nextdial no momento da coleta dos dados.
Os resultados:
Consumo: a média de horas consumidas, de segunda a domingo das 5h à 0h, chegou a 60 horas em março, contra 52 horas em fevereiro e 57 horas em janeiro.
Alcance: Ao longo da manhã o alcance vai aumentando até chegar ao pico do dia, entre 11h30min e 12h30min, quando ocorre o maior alcance registrado, de 60 mil ouvintes. Entre 5h e 6h, a média é de 8 mil ouvintes, enquanto no final da noite, a partir das 23h até 0h, o alcance chega a 18 mil ouvintes. No meio da tarde, entre 15h e 16h, a média registrada é de 50 mil ouvintes.
Dispositivos:
Desktop: em janeiro de 2020, totalizou 20 mil horas consumidas; em fevereiro, 21 mil, e em março, 27 mil. O alcance no desktop no início da manhã (das 5h às 9h) totalizou 11 mil ouvintes diferentes: no pico das 12h às 13h com foram 14.8 mil ouvintes diferentes; no meio da tarde, das 15h às 16h, somaram 11,2 mil ouvintes diferentes. No final da noite, das 23h à 0h, foram contabilizados 6,5 mil ouvintes diferentes.
Mobile: O consumo em janeiro acumulou 20 mil horas, em fevereiro, 26 mil e em março, 17,5 mil. O alcance no mobile no início da manhã (das 5h às 9h) chegou a 8 mil ouvintes diferentes; no pico das 12h às 13h, 14,1 mil ouvintes diferentes; no meio da tarde, das 15h às 16h, foram 10,8 mil ouvintes diferentes. No final da noite, das 23h à 0h, foram 6.1 mil ouvintes diferentes.
Smart TV: O consumo, em janeiro, totalizou 20 horas, em fevereiro 29 horas e em março 39 horas. O alcance em Smart TV no início da manhã (das 5h às 9h) chegou a 120 ouvintes diferentes; no pico das 12h às 13h com 320 foram ouvintes diferentes; no meio da tarde, das 15h às 16h, somaram 220 ouvintes diferentes. No final da noite, das 23h à 0h, 100 ouvintes diferentes.
Smart Speaker: Em janeiro, totalizou 15 horas, em fevereiro, 17 horas, e em março, 21 horas consumidas. O alcance no Smart Speaker no início da manhã (das 5h às 9h) chegou a 260 ouvintes diferentes; no pico das 12h às 13h foram 480 ouvintes diferentes; no meio da tarde, das 15h às 16h, somaram 320 ouvintes diferentes. No final da noite, das 23h à 0h, 200 ouvintes diferentes.
Videogames: Quando comparado com o último trimestre de 2019, o consumo de rádio nos primeiros meses de 2020 em videogame teve uma forte queda: em outubro de 2019 foram 7 horas, contra 4 horas em novembro e chegando a 2 horas em dezembro, se mantendo nesta média até fevereiro de 2020. Em março subiu para 3 horas. O alcance nos videogames no início da manhã (das 5h às 9h) chegou a 1 ouvinte; no pico das 12h às 13h, 4 ouvintes diferentes; no meio da tarde, das 15h às 16h, somaram 3 ouvintes diferentes. No final da noite, das 23h à 0h, com 1 ouvinte.
*Com informações da SET