A população de Brasília e de nove cidades do entorno do DF já está em contagem regressiva para o desligamento da TV analógica, marcado para 26 de outubro.
Nessa reta final, a ABERT, em parceria com a Seja Digital (entidade responsável pela digitalização no Brasil), intensificou a campanha que alerta sobre o fim do sinal analógico.
Quatro novos vídeos de 30 segundos cada foram produzidos com dicas do que é preciso fazer para não perder a programação da TV aberta. Os integrantes da família que anima os vídeos mostram como se preparar para receber uma melhor imagem e som.
Nas novas produções, disponíveis gratuitamente para download aqui, os personagens explicam como adaptar o conversor digital e a antena aos aparelhos antigos de TV, como, por exemplo, os de tubo, quando será o desligamento em Brasília e os benefícios para quem faz parte dos programas sociais do governo federal.
Benefícios do desligamento
O sinal digital vai permitir acesso à televisão aberta e gratuita com maior qualidade de som e conectividade, além de uma imagem nítida e livre de chuviscos e interferências. O processo de digitalização também vai permitir a expansão da oferta da telefonia 4G no Brasil, com a liberação da faixa de 700 MHz (canais 52 ao 69) para as operadoras de telefonia móvel.
Haverá ainda benefícios para o processo de migração das rádios AM, pois a liberação dos canais 5 e 6 da televisão analógica vai permitir a expansão da faixa de rádio FM, o que resulta no aumento do número de emissoras em frequência modulada.
Para ter mais informações sobre o desligamento do sinal analógico, basta ligar para o número 147 ou acessar www.sejadigital.com.br.