O Príncipe revisitado: Maquiavel e o mundo empresarial (editora Actual), dos autores Luís Roberto Antonik e Aderbal Müller, foi lançado na última terça-feira, em Brasília. O evento contou com a presença de executivos, parlamentares e jornalistas.
A obra é uma releitura de “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, e adapta elementos deste que é considerado um importante tratado político escrito pelo autor italiano há quase meio século, para o contexto empresarial contemporâneo.
Antonik afirma que a obra de Maquiavel foi reescrita utilizando exemplos atuais, tornando o livro semelhante a um manual de comportamento empresarial. “É uma releitura onde tomamos o cuidado de adaptar os exemplos do comportamento de liderança medieval da época ao contexto empresarial no mundo contemporâneo”, explica.
Economista, administrador e professor universitário, Luís Antonik atuou em organizações como Telebrás e TIM e, atualmente, é diretor geral da Abert. Já escreveu outros livros, todos de conteúdo técnico. Desta vez, o autor resolveu trilhar pela literatura e produziu a obra em parceria com seu ex-aluno Aderbal Muller, contador, professor e escritor. A dupla já desenvolveu outros dois títulos juntos.
Assessoria de Comunicação da Abert