A Organização das Nações Unidas (ONU) e a agência de checagem Lupa se uniram na luta contra a desinformação. Na terça-feira (8), as entidades anunciaram o lançamento da série batizada de #SÓQUENÃO, criada para combater boatos relacionados à COVID-19 e compartilhar informações precisas sobre a pandemia.
Dividida em quatro capítulos, exibidos semanalmente até 29 de dezembro, a produção lança mão do humor para fazer esclarecimentos. Apresentada pelo ator Hamiltinho, contará com a participação do também ator e humorista Rafael Infante, integrante do grupo Porta dos Fundos e do elenco da novela da TV Globo, Bomsucesso.
Algumas das questões abordadas são sobre o uso de máscara e o aumento da taxa de dióxido de carbono no cérebro, influência do equipamento de segurança na flora oral, supostas alterações genéticas ou implantação de chips por meio de vacinas. Também haverá espaço para debater informações sem cunho científico, como o uso de chá de limão, alho e jambu no controle da doença.
A série faz parte da campanha Pause, que sugere o uso das hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar, e propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais para combater a disseminação de informações falsas.
Respeitando as medidas de segurança, #SÓQUENÃO foi gravada remotamente e estará disponível nas redes sociais da Lupa e da ONU Brasil.