O balanço das atividades de migração da TV parabólica da banda C para a banda Ku foi apresentado pelos palestrantes, durante painel sobre o tema, no SET Expo 2023, em São Paulo (SP), na quarta-feira (9).
Mediado pelo diretor de Tecnologia da ABERT, Luiz Carlos Abrahão, o painel apresentou as ações já desenvolvidas e os números alcançados após 14 meses do início da transição.
Abrahão lembrou dos vários estudos realizados para a TV parabólica (TVRO) ficar livre das interferências e garantir a continuidade do sinal gratuito no formato digital a milhões de famílias brasileiras que recebem a programação da TV aberta pelas antenas parabólicas.
De acordo com a EAF (Entidade Administradora da Faixa) – responsável pela operacionalização dos compromissos relativos à faixa de 3,5 GHz – até agora foram instalados mais de 757 mil kits de parabólicas digitais, a maioria na Região Nordeste (51%).
Já a gerente de Regulatório de Tecnologia da Globo, Ana Eliza Faria e Silva, lembrou as várias ações adotadas para auxiliar no processo de migração para o formato digital, como, por exemplo, os programas desenvolvidos pela ABERT em parceria com o Senai para capacitação de alunos voluntários na instalação dos kits gratuitos de parabólica digital.
No total, o processo de migração prevê a instalação de 10,5 milhões de kits digitais.