Notícias

    Parlamento: Deputado Dr. Jorge Silva (Pros-ES)

    A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizou nesta semana o 7º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem. Como parte do mês de combate mundial ao câncer de próstata, o novembro azul, o Fórum discutiu soluções para ampliar as ações da Política Nacional de Saúde do Homem. 

    O deputado Dr. Jorge Silva (Pros-ES) foi o autor do requerimento para a realização do encontro. Ele lembrou que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil terá mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata em 2015.

    “Precisamos sensibilizar os agentes públicos da necessidade de ampliar a atenção à saúde dos homens, não apenas se preocupando com o câncer de próstata e outras doenças, mas  qualificando os profissionais da saúde básica para que eles possam diagnosticar e saber lidar com essas doenças masculinas”, disse ele.

    O deputado falou à Rádio Abert sobre as políticas públicas necessárias para prevenir e tratar as principais doenças que atingem o homem. Acompanhe os principais trechos.

    Deputado, como foi o encontro na Câmara que debateu a saúde do homem?

    Foi extremamente importante debater com especialistas como cuidar das diversas doenças masculinas, como o câncer de próstata. Ficou claro da necessidade de mais ações para implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Estamos no mês internacionalmente conhecido como novembro azul, que tem como objetivo combater o  câncer de próstata, e para isso é preciso sensibilizar a União, Estados e Municípios para a otimização dos recursos da saúde. É preciso também o trabalho em conjunto para estimular a qualificação dos agentes básicos de saúde, capacitando-os para saber diagnosticar possíveis doenças que atingem o homem.

    Em curto prazo, o que é preciso ser feito para aprimorar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde?

    A equipe de saúde da família, que são os profissionais de saúde que trabalham nos bairros, deve ser capaz de diagnosticar e encaminhar os homens que tenham algum tipo de doença. As unidades de saúde dos bairros devem ter horários especiais de funcionamento, já que muitos homens trabalham o dia inteiro e não têm a oportunidade de ir ao médico e realizar exames. Outro ponto é ter a presença de especialistas, como urologistas e cardiologistas, nas unidades dos bairros. Esses três pontos são importantes e podem ser realizados em um futuro próximo.

    Como deputado e médico, e aproveitando o Novembro Azul, qual a mensagem para a população masculina?

    Acho que a população masculina está se conscientizando da importância da prevenção em relação à próstata. É preciso lembrar que o diagnóstico precoce dá a oportunidade de quase 100% da cura desta doença. É necessário quebrar com esses preconceitos em relação aos exames, estimulando o homem a cuidar de si. Levantamento mostra que a estimativa de vida do homem no Brasil é de 69 anos, oito a menos que as mulheres e por isso é importante o Estado contribuir para que os homens possam viver mais.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar