Notícias

    Parlamento – deputado Izalci (PSDB-DF)

    O deputado Izalci (PSDB-DF) visitou a ABERT nesta semana e foi recebido pelo diretor geral Luis Roberto Antonik, conselheiros e diretores de entidades ligadas à Comunicação.

    O parlamentar, em entrevista à Rádio ABERT, comentou vários assuntos, entre eles, os desafios do seu partido, que hoje faz parte da base de sustentação do presidente em exercício, Michel Temer.

    Leia os principais trechos da entrevista.

    O PSDB era o principal partido de oposição ao governo Dilma Rousseff. Hoje é um dos principais aliados do presidente em exercício Michel Temer. O que muda no trabalho dos parlamentares?

    Agora temos uma responsabilidade maior porque precisamos trabalhar no sentido de recuperar a economia e a credibilidade do país. O PSDB apresentou ao presidente Michel Temer várias pautas como condição para que o nosso partido o apoiasse. O primeiro item que solicitamos foi o fortalecimento da Operação Lava Jato. Outro assunto importante que pedimos ao presidente é a profissionalização da gestão do governo. O antigo governo aparelhou o Estado com amigos e esqueceu deste assunto. A partir do momento que o presidente Michel Temer aceitou nossas condições, o partido fechou questão em ajudá-lo e estamos vendo que ele está cumprindo o acordo.

    Deputado, a situação econômica do Brasil está complicada. Quais as ações, na sua visão, são necessárias para que o país saia deste quadro?

    Só a saída da presidente Dilma já deu uma animada na economia. O Brasil havia perdido a credibilidade e está retomando aos poucos. Consigo ver no governo Temer essa melhora econômica. A relação do executivo com o legislativo está melhor e isso é fundamental para aprovar matérias importantes para a economia. A reação do mercado financeiro ao novo governo é melhor. Ou seja, o Brasil está voltando a ter crédito e por isso tenho confiança que sairemos desta situação atual.

    Como professor, como o senhor vê a situação da educação no Brasil?

    Nós conseguimos aprovar o Plano Nacional de Educação após muitos anos de discussão. O Plano estabeleceu 20 metas com o objetivo de melhorar a educação. No entanto, precisamos cumprí-las. Um ponto importante inserido nessas metas é a universalização da educação integral. Alguns estados começaram a adotar esse sistema. O Distrito Federal, infelizmente, está indo no caminho contrário. As poucas escolas que tínhamos para o período integral estão deixando de prestar este serviço. Outro ponto necessário é acabar com o desvio de dinheiro nesta área. Estudo do Tribunal de Contas da União mostra que quase 40% do valor repassado à educação é desviado. Somente a educação pode salvar o país e continuarei lutando por ela.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar