Notícias

    Parlamento – deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP)

    A comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria a Política Nacional de Combate à Dengue.

    deputadoluizlauro                                                           Deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP) em entrevista a rádio Abert

    De autoria do deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP), o projeto prevê a elaboração de políticas públicas para combater o mosquito Aedes aegypti.

    Em entrevista à Rádio Abert, o parlamentar afirmou que após a comprovação de que o mosquito é causador de outras doenças, como a chikungunya e a zika, o Estado deve aprimorar o trabalho para combatê-lo de forma mais eficaz.

    O que o motivou a apresentar este projeto?

    Desde que cheguei à Câmara Federal venho lutando no combate ao mosquito Aedes aegypti, que inicialmente causava a dengue. Agora luto de forma ainda mais urgente neste tema, já que este mesmo mosquito é o causador da chikungunya e da febre zika, que pode causar a microcefalia. Essa minha luta contra a dengue vem desde o tempo em que fui vereador na cidade de Campinas (SP). Lá infelizmente tivemos muitos problemas com isso e a cidade vem trabalhando firmemente no combate à dengue.

    Como irá funcionar na prática a Política Nacional de Combate à Dengue?

    A Política Nacional de Combate à Dengue prevê a elaboração de um conjunto de políticas públicas para combater doenças cujo vetor é o mosquito Aedes aegypti. De acordo com a nossa proposta, o Ministério da Saúde terá obrigatoriedade de promover articulações interministeriais para prevenir a proliferação do mosquito. A proposta também traça como diretrizes o incentivo à pesquisa científica para o combate à transmissão, proliferação e extinção do Ciclo da Dengue, e prioriza a campanha de conscientização.

    Como a população pode ajudar e como fazer esse monitoramento?

    Todos os brasileiros sabem o que deve ser feito para combater a proliferação do mosquito, que é não deixar água parada em vasos. No entanto nem todos fazem. Agora após o conhecimento de que o mosquito é causador de outras doenças acreditamos que as pessoas estão mais cautelosas e preocupadas e tomarão os cuidados necessários. O Estado vai monitorar com a visita de equipes especializadas no combate ao mosquito. Se for constatado que o imóvel privado apresenta um criadouro de mosquito, o proprietário será notificado para realizar as devidas manutenções em um prazo de 48h, ou, caso contrário, estará sujeito à multa.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar