Deputado Federal Vitor Lippi (PSDB/SP) e Luis Roberto Antonik, Diretor Geral da Abert
Presidente da Subcomissão Especial dos Serviços de Telefonia Móvel e TV por assinatura, o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) visitou a Abert durante a semana. O parlamentar foi recebido pelo diretor geral Luis Roberto Antonik e por diretores e conselheiros da Associação.
Em entrevista à Rádio Abert, Vitor Lippi falou sobre o trabalho da comissão, que tem como objetivo buscar soluções para melhorar o serviço de internet no país, além de criar alternativas para baratear o preço final ao consumidor, já que o Brasil tem um dos serviços mais caros do mundo.
Leia os principais trechos da entrevista
Como surgiu a Subcomissão Especial dos Serviços de Telefonia Móvel e TV por assinatura?
Há uma reclamação muito grande dos brasileiros em relação à telefonia celular, principalmente quando falamos de queda do sinal. Outro ponto que nos preocupa é a questão da internet de banda larga. No Brasil apenas 40% das residências tem internet. Então precisamos olhar com atenção essas questões para melhorar o serviço de telefone, universalizar o uso da internet e baratear os custos. E a Subcomissão foi criada para avaliar o que está acontecendo e como solucionar os problemas. Realizamos e iremos fazer ainda várias audiências e vários debates com especialistas e sociedade civil. Acredito que até o final do ano teremos um relatório pronto com as sugestões.
Estudos mostram que a internet no Brasil é uma das mais caras do mundo. Como barateá-la e universalizá-la?
A subcomissão estuda os componentes de custos que incidem no serviço para chegar ao preço final do consumidor. Já identificamos que é possível melhorar e reduzir custos com uma nova legislação. Cito como exemplo, o compartilhamento da fibra ótica. Hoje cada operadora tem a sua, queremos compartilhar isso, o que certamente reduziria custos de instalação e de manutenção por parte da operadora. Outro detalhe que deverá ajudar será o compartilhamento das antenas. Hoje cada operadora tem que instalar sua antena e esse custo é repassado ao consumidor. Redução de impostos também é possível. Então acredito que novas legislações ajudarão o setor a prestar um serviço melhor e com menor custo.
Na sua página pessoal há um espaço para que a população possa opinar sobre o serviço de telefonia. O que já foi possível identificar?
A nossa intenção é ouvir as necessidades das pessoas. Quanto mais ouvimos mais aprendemos. Essa pesquisa está no meu site – www.vitorlippi.com.br e no meu Facebook. Há relatos em que o sinal de celular não pega dentro da casa das pessoas e estamos falando de grandes cidades. O preço da internet é o maior problema. Essa pesquisa nos ajuda a buscar soluções e criar debates na Subcomissão.