PARLAMENTO - Jorge Bittar (PT-RJ)

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos produzidos no Brasil. De acordo com o deputado Jorge Bittar (PT-RJ), devido a importância que essa forma de cultivo exerce na produção brasileira, é necessário melhorar a sua qualidade de serviços e processamento de uma forma sustentável.

Em entrevista à Abert, o deputado falou sobre sua atuação na área, que inclui um projeto de oferta de crédito, assistência técnica e apoio à comercialização no estado do Rio de Janeiro. Confira os principais trechos da entrevista.

Como o país pode auxiliar os pequenos produtores na questão do crédito e dos incentivos?

A agricultura familiar é muito importante por que, de um lado, se apoiamos esse tipo de agricultura, ajudamos a fixar melhor o homem no campo. Às vezes, as famílias dos agricultores reclamam que onde não há esse apoio, os filhos não querem permanecer, e sim ir para a cidade. Para fixar o homem no campo você tem que oferecer qualidade de vida para ele e condições  adequadas de trabalho.

De que forma o senhor tem atuado nessa área?

Dentre outras frentes, temos atuado junto à Embrapa, que é uma empresa brasileira de pesquisa agropecuária admirada no mundo todo pela qualidade da sua tecnologia e de seus produtos. Até um tempo atrás, seus serviços estavam mais disponíveis para o agronegócio. Agora, a Embrapa tem destinado mais esses recursos também para a agricultura familiar.

O senhor tem desenvolvido um trabalho de agricultura familiar no Rio de Janeiro. Quais são os resultados?

A Região Serrana é responsável por mais de 92% das hortaliças consumidas no Rio de Janeiro, por exemplo. Então nós conseguimos, através de uma emenda parlamentar, colocar uma unidade da Embrapa na região para fazer uma extensão tecnológica, com o objetivo de levar conhecimento a esses pequenos agricultores. Ao lado disso há um trabalho de entrada de umas grandes cooperativas de crédito agrícola solidário, que é a Cresol Baser. A cooperativa  faz um grande sucesso em outros estados e agora está entrando no Rio de Janeiro. Conseguimos, junto ao BNDES, uma linha de financiamento de 30 milhões de reais através dos quais também a Cresol não só começará a liberar crédito ao pequeno agricultor, mas também poderá dar assistência técnica, apoio e assegurar formação de cooperativas de pequenos agricultores.

Por que é importante a formação de cooperativas nesse setor?

O objetivo é que esses agricultores possam também transportar e comercializar melhor, evitando o chamado atravessador, que às vezes fica com a maior parte da produção do produtor agrícola, penalizando o pequeno agricultor que trabalha de sol a sol e que produz os alimentos de qualidade. Importante dizer também que através da Embrapa nós estamos conseguindo entrar fortemente na chamada agricultura orgânica com a ideia de produzir alimentos mais saudáveis para a população e gerando maior remuneração para o produtor.