Após passar por Curitiba, a Patrulha Digital chegou à Ponta Grossa, interior do Paraná, na segunda-feira (24). Com o desligamento do sinal analógico marcado para 31 de janeiro de 2018, 27 cidades paranaenses já começaram a se preparar para a transição.
A Onda Digital, como a Patrulha também é chamada, é uma ação que conta com alunos voluntários do Senai para levar informações à população sobre a migração do sinal analógico para o digital. Mais de 150 alunos participaram da aula inaugural e começaram a aprender sobre instalação de antenas, conversores e amplificadores de sinal. No dia 20 de maio, eles começarão a visitar as casas da cidade paranaense.
“É muito importante que a população migre para o sinal digital para que não fiquem sem a TV, que é um dos principais meios de informação e entretenimento gratuitos de grande parte dos brasileiros”, afirma André Dias, diretor de Projetos Especiais da Globo.
Beneficiários de programas sociais do Governo Federal têm direito a kits digitais gratuitos, com conversor, antena e cabos. Na primeira fase do desligamento no Paraná, 320 mil kits serão distribuídos.
Engenheiros e técnicos do Senai e da TV Globo são os responsáveis por ensinar os alunos sobre o trabalho com a TV digital.
No total, quase 3,5 milhões de paranaenses serão impactados com o desligamento do sinal analógico.