Centenas de estudantes do Sesi e Senai participaram do lançamento da Patrulha Digital em Fortaleza (CE) nesta quarta-feira (9). A Patrulha Digital é uma iniciativa da Seja Digital (empresa responsável pela digitalização da TV no país) e conta com a participação de alunos voluntários que recebem instruções e treinamento para levar informações à população sobre a migração do sinal analógico de TV para o digital. Engenheiros e técnicos do Senai e da TV Globo orientam os alunos que visitam as casas e ensinam aos moradores como instalar e posicionar antenas, conversores e amplificadores de sinal.
Cerca de 250 estudantes já foram capacitados para atuar na capital do Ceará, em Sobral (CE) e Juazeiro (CE), que estão com desligamento marcado para acontecer no dia 27 de setembro.
“Vocês, alunos, farão a grande diferença, porque vão chegar na ponta, auxiliando a população que não tem informação, aquela pessoa que muitas vezes, infelizmente, não consegue nem ler um manual de instalação”, motivou o diretor regional do Senai, Paulo André Holanda.
Quase 800 mil kits digitais, com conversor, antena e cabos, serão distribuídos para famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal nas cidades cearenses. Nesses locais, mais de 70% dos kits estão agendados para retirada.
Até o final de 2017, mais de 4,6 milhões de kits serão distribuídos em todo o Brasil e 360 cidades devem ser desligadas. As transmissões analógicas já foram finalizadas nas cidades de Rio Verde (GO), Brasília (DF), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Recife (PE).