O momento é de preparativos. A poucos dias da abertura, o 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão finaliza os detalhes para receber as centenas de radiodifusores que vêm de todos os cantos do país. Estão confirmados grandes nomes da comunicação, da radiodifusão nacional e da política para os painéis que acontecem no dia 7 de outubro, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.
Painéis
O palestrante do painel “Panorama da Radiodifusão na Câmara Federal”, marcado para abrir o dia 7 de outubro, às 9h, será o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Kennedy Alencar, jornalista político e econômico do SBT e da CBN, será o mediador do painel, que vai discutir assuntos de interesse da radiodifusão em tramitação na Câmara, como a flexibilização da Voz do Brasil e o confisco de tempo no rádio e na TV.
Também está confirmada a presença do Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, como palestrante do painel “O Panorama na Comunicação Social e a Ordem Institucional Brasileira”, marcado para as 10h30. O jornalista Heraldo Pereira será o mediador do painel.
O americano Andrew Jeffries, vice-presidente de programação da iHeart Media, empresa que reúne 850 estações de rádio AM e FM, será o palestrante do painel “Os desafios para Adaptar a Radiodifusão à Convergência Digital e às Novas Tecnologias”. Cláudio Humberto, da Band, será o mediador do painel, marcado para iniciar às 11h30.
Na parte da tarde, o jornalista Alexandre Garcia, da Rede Globo, vai mediar o painel “O futuro da TV”, com início programado para as 14h. O americano Michael Wolff, autor do best seller “Television is the new television”, será o palestrante desse painel. No livro, ele defende que a televisão não perdeu, e sim ganhou força com a era digital. Wolff é, também, colunista e dirigente de diversos jornais e revistas dos Estados Unidos e da Inglaterra.
Para fechar o evento, Sérgio Amaral, também da Band, vai mediar a discussão sobre os “Desafios Regulatórios e a Migração do Rádio AM” com o palestrante Rodrigo Zerbone, vice-presidente da Anatel. O último painel tem início previsto para as 15h.
Mais sobre o 27º
Para a cerimônia de abertura, que acontece dia 6 de outubro, já estão confirmadas as presenças da Presidente da República, Dilma Rousseff, do Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, e o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
O Congresso ainda terá a participação de representantes do Ministério das Comunicações (MiniCom), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) e Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) durante todo o dia 7 de outubro para esclarecer dúvidas dos congressistas sobre, por exemplo, processos em tramitação nos órgãos e transição do rádio AM para FM.
Ainda dá tempo de se inscrever
O 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão acontecerá no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Para fazer sua inscrição, acesse aqui ou ligue no 0800 940 2104.