Representantes da Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV no país, se reuniram na terça-feira (14) com o prefeito de Porto Alegre (RS), Nelson Marchezan Jr, para apresentar as ações desenvolvidas para o desligamento do sinal analógico na capital gaúcha e em outras 88 cidades do estado.
De acordo com o calendário do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a partir de 31 de janeiro de 2018, haverá apenas o sinal digital de TV nessas cidades.
A Seja Digital pediu ao prefeito o apoio na campanha de divulgação do processo de digitalização junto às rádios e TVs públicas, escolas e casas de assistência social. Nelson Marchezan Jr prometeu ajudar na campanha com o auxílio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação e de Cultura.
Os telespectadores das cidades já estão recebendo avisos sobre o desligamento do sinal analógico de televisão. Desde o final de janeiro, as emissoras de TV estão inserindo na tela, no canto superior, a palavra analógico, e depois de 15 segundos, a letra “A”, além dos contatos para quem tem dúvidas sobre a mudança. Isso é um alerta de que falta um ano para o desligamento.
Com a aproximação do desligamento do sinal analógico a publicidade será intensificada por parte das emissoras de TV. Seis meses antes do desligamento, cartelas informativas sobre o fim do sinal analógico deverão ser inseridas na programação e, 75 dias antes, vídeos informativos vão orientar os telespectadores sobre o novo sinal.