O seminário Privacidade, sigilo e compartilhamento, que debaterá a liberdade de expressão no ambiente digital, já está com as inscrições abertas. Promovido pelo Instituto Palavra Aberta e pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da ECA-USP, o seminário vai abordar os desafios atuais, quando quase tudo é realizado pela internet.
O impacto do compartilhamento de matérias em redes sociais, o direito autoral dessas matérias e a privacidade de dados colocados na rede mundial de computadores também serão debatidos pelos palestrantes.
Já confirmaram presença os professores da USP, Eugênio Bucci e Luli Beiguelman; a advogada da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB, Taís Gasparian; e o jornalista Allan de Abreu.
A presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, disse que o seminário trará exemplos concretos de casos em que jornalistas tiveram, por meio judicial, o sigilo da fonte quebrado. “O sigilo da fonte é um principio fundamental da liberdade de imprensa e também serve para segurança do profissional de comunicação. Como lidar com esta situação? Será um tema muito abordado no seminário”, disse.
Além dos debates, o seminário abre espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos sobre os temas. As propostas de trabalhos devem ser enviadas até o dia 13 de outubro pelo site http://obcom-usp.com.br/envio-trabalhos.html. O seminário Privacidade, sigilo e compartilhamento acontece nos dias 17 e 18 de novembro, em São Paulo. O número de vagas é limitado.
Seminário Privacidade, sigilo e compartilhamento
Data: 17 e 18 de novembro de 2016 (quinta e sexta-feira)
Horário: 10h às 19h
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo | Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista – São Paulo – SP
Entrada: gratuita. Vagas limitadas