O curso de ensino a distância (EaD) "Plástica para rádios: como melhorar a marca sonora da sua emissora?”, promovido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), na quarta-feira (28), foi acompanhado por 1848 radiodifusores.
Os palestrantes Rod Becker, gestor artístico das rádios Jovem Pan FM e da Nossa Rádio FM, em Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), e Juliana Sartori, coordenadora de jornalismo das rádios da Rede Evangelizar de Comunicação, apresentaram exemplos de sonoplastias que mostram a importância que têm na programação da rádio e, principalmente, na construção de uma identidade sonora. Os participantes puderam conhecer vinhetas, trilhas sonoras, efeitos e vozes que fazem parte da plástica das emissoras.
Segundo Juliana, uma identidade forte, que o público se identifique e aceite, pode ser construída pela própria equipe da rádio. “Na rádio, o talento pessoal da equipe faz toda a diferença. Profissionais responsáveis pela plástica devem estar envolvidos e precisam entender que estar antenado e capacitado só vai levar a emissora a uma performance cada vez melhor”, explicou.
Ainda segundo os profissionais, algumas rádios investem na plástica somente em datas especiais, como vinhetas de Natal e Ano Novo, mas alertam que o trabalho deve ser feito durante todo o ano. Além de mostrar uma dedicação ao ouvinte, garante interatividade e novidade o ano todo.