Para muitos jovens o rádio AM é coisa da época dos avós que usavam o velho e tradicional aparelho para se conectar com o mundo. A modernidade chegou, o AM perdeu espaço entre a maioria dos jovens e ficou, para muitos, apenas nas histórias contadas pelos familiares. Porém, algumas rádios que transmitem nessa frequência se destacam pela genuinidade em que se adaptam às novas tecnologias e conquistam eternos ouvintes, sejam eles nascidos na década de 1940 ou 2000. É o caso da Banda B, rádio AM de Curitiba referência em consolidar a audiência por meio de ferramentas da internet.
“Entramos muito cedo na rede e unimos novas tecnologias ao talento da manchete”, revelou o diretor executivo, Michel Micheleto, ao contar os segredos do sucesso da rádio. “Nosso maior informante é o ouvinte. Recebemos muitas pautas pelas redes sociais”, completou.
Visita da Abert à rádio Banda B. Na foto, o presidente da Aerp, Márcio Villela, o diretor executivo da rádio Banda B, Michel Micheleto, e a diretora de comunicação da Abert, Teresa Azevedo
A Banda B entrou no universo das novas mídias em 2010, quando criou o portal de notícias com transmissão ao vivo da programação. De lá para cá, as adaptações ao meio digital não pararam. Criaram página da rádio no Facebook – hoje com mais de 400 mil seguidores – e no Twitter – com mais de 70 mil curtidas. Com objetivo de conquistar ainda mais ouvintes, a iniciativa mais recente foi entrar no projeto Mobilize-se e adquirir o aplicativo exclusivo para smartphones, além de participar do integrador de rádios Abert.
Hoje a Banda B é líder em audiência entre as rádios AM do Estado do Paraná e está em 8º lugar no ranking das emissoras brasileiras. No Mobilize-se, a Banda B atingiu, em poucos meses, mais de 10 mil downloads do app. A rádio utiliza a tecnologia para aproximar ainda mais os ouvintes por meio da portabilidade, possível através da presença da emissora nos celulares, e das mensagens com sugestões de pautas enviadas pelo aplicativo.
De acordo com Micheleto, as interações pela internet e pelo aplicativo foram essenciais para conquistar o público jovem -de 18 a 36 anos- como ouvintes do rádio AM. “Hoje temos públicos de todas as idades devido às redes sociais”, afirmou.
Agora a emissora se prepara para migrar para a faixa FM, mas os números do sucesso não negam: a Banda B se consolidou, conquistou audiência como AM e ajudou a perpetuar a frequência de rádio mais tradicional entre a juventude brasileira.
Visita da Abert
Na sexta-feira (15), a Abert visitou a Banda B para conhecer o funcionamento da emissora que se destaca no projeto Mobilize-se no Paraná. Para auxiliar as rádios no processo de inclusão mobile digital, a associação busca divulgar histórias de emissoras bem sucedidas na utilização de novas ferramentas de mídias digitais.
Participe do Mobilize-se
O Mobilize-se chegou a mais de 2,5 milhões de “plays” nos aplicativos exclusivos em menos de um ano de existência. São 75 mil ouvintes cadastrados nas rádios com apps personalizados. Inscreva sua emissora e faça parte do futuro do rádio. Clique aqui ou ligue 0800 940 2104.