O rádio AM/FM mantém lugar de destaque na preferência do público americano. Pesquisa Ipsos, encomendada pela iHeartMedia (considerada a maior empresa de meios de comunicação de massa dos Estados Unidos, com mais de 850 estações de rádio), revela que o rádio alcança 85% dos consumidores semanalmente, e 69%, diariamente. Os números superam qualquer outro formato de mídia norte-americana.
Os Millennials (geração de nascidos entre a década de 1980 e início dos anos 2000) gastam em média mais de 18 horas semanais ouvindo rádio. O meio está presente na rotina de todas as faixas etárias, que gastam, em média, 17,2 horas semanais com transmissão de rádio, serviços de streaming de música, podcasts e outros canais de áudio.
Na avaliação da chefe de Marketing da iHeartMedia, Gayle Troberman, "o rádio é, há muito tempo, uma companhia confiável para pessoas de todas as idades, então não é surpresa que continue a ser o principal destino quando as pessoas querem se conectar com outras pessoas e com sua comunidade. A única diferença agora em relação a décadas atrás é que hoje as pessoas podem desfrutar dessa conexão em qualquer lugar que estejam em uma variedade de plataformas".
Para Bob Pittman, CEO da iHeartMedia, o formato áudio está em alta e é "uma necessidade para os profissionais de marketing que buscam atingir públicos cada vez mais esquivos e fraturados".
*Com tudoradio.com