Rádio digital será tema de seminário nesta quinta (1)

Nesta quinta-feira (1º), radiodifusores, acadêmicos, representantes do Governo Federal e de empresas de tecnologias se reúnem para debater a digitalização do rádio no Brasil. O seminário ocorre das 8h30 às 18h, no Salão Nobre do edifício-sede dos Correios, que fica no Setor Bancário Norte (SBN), em Brasília. Interessados em participar devem preencher  formulário disponível no site do MiniCom, no endereço http://www.mc.gov.br/index.php?option=com_forme&fid=1.

Serão debatidos temas como o funcionamento e o uso de padrões de sistemas, com destaque para as implicações práticas para radiodifusores; propriedade intelectual, royalties e exploração de marcas e patentes e impactos na gestão do espectro de radiofreqüência.

O diretor de Tecnologia da Abert, Ronald Siqueira Barbosa, vai falar sobre sistemas de rádio. Também ministrarão palestras o diretor de tecnologia do grupo RBS, o engenheiro Fernando Ferreira, que vai abordar o tema Modelos de Negócios e o presidente da Aerj (Associação de Emissoras de Rádio e TV do Rio de Janeiro), Hilton Alexandre Alves Silva, que participará do painel sobre impacto na gestão do espectro de radiofreqüência.

Para definir o sistema de transmissão digital a ser adotado no país, o Minicom realiza testes das diferentes tecnologias, principalmente com os modelos norte-americano (HD Rádio) e europeu (DRM).

De acordo com Almir Pollig, coordenador geral da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério, o órgão fez parceria com o Inmetro para realizar os próximos testes. Segundo ele, a intenção é formular e aplicar  o ‘melhor’ critério científico possível.

Além disso, as avaliações não serão feitas de forma a definir a superioridade de uma tecnologia em relação à outra. O objetivo é verificar como elas funcionam em diferentes cenários, segundo Pollig. “Também levaremos em conta a função social e econômica dos sistemas. Não descartamos, inclusive, o desenvolvimento de uma tecnologia nacional e autônoma”, declarou o representante do Ministério, na semana passada,  durante participação de painel sobre o tema, no 23º Congresso da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão.

Programação Prevista:

08h30 - Abertura:  Apresentação do objetivo geral do workshop com um panorama do tema no Brasil e no mundo

9:00h às 12:00h - Painel 1 – Sistemas de Rádio Digital
    • Características técnicas dos sistemas de transmissão de áudio
    • Outras funcionalidades
    • Compatibilidade com as faixas utilizadas no Brasil

12h às 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 às 15h45 - Painel 2 – Modelos de Negócios
    • Royalties e licenças
    • Transferência de tecnologia
    • Adaptação às necessidades brasileiras
    • Patentes